• Infinite Solutions

2023 e o Setor Imobiliário




Como será o mundo em 2023 e o setor imobiliário???… Estas são perguntas que todos os Portugueses e a humanidade faz.

A verdade é que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. O mundo está cheio de visionários que anunciam coisas que nunca aconteceriam.

De qualquer forma, é certo que as tendências, a inércia do mercado e os acontecimentos atuais, que vieram para ficar, marcam o caminho a seguir. Se pudermos ler o que nos diz, poderemos ter uma ideia sólida de onde as coisas estão indo.

Deixo aqui alguns pensamentos para refletirem…

Entre 2011 e 2013, muitas pessoas perderam suas casas para execução hipotecária, os valores das propriedades perderam quase 15% e as vendas de casas urgente (distressed sales) subiram para máximos históricos. Foi, sem dúvida, o pior mercado imobiliário que presenciei desde que iniciei esta actividade há mais de vinte anos.

Surpreendentemente, a queda histórica no mercado foi seguida por um mercado em alta de uma década, como nunca vi antes. O mercado imobiliário residencial é um mercado cíclico. A força ou fraqueza do mercado está ligada às taxas de juros, acessibilidade e sentimento do consumidor. Festa ou fome é uma maneira justa de caracterizar a indústria. Os ciclos são difíceis de prever, mas uma coisa é quase certa… O rebote é geralmente proporcional à queda. O oposto também é verdade. Tivemos um longo período ascendente, então devemos estar preparados para uma desaceleração substancial!!!

Quanto mais profundo o mergulho, mais nítido o rebote!!!

Então, quão ruim será essa desaceleração???… Muito mal para a maioria dos Portugueses. O aumento nas taxas de juros foi mais acentuado do que qualquer coisa que vi em muito, muito tempo.

O mercado pode suportar um aumento nos preços das casas se as taxas de juros estiverem baixas e pode suportar também um aumento nas taxas de juros se os preços das casas estiverem baixos, mas não pode suportar os dois. Quando as hipotecas das casas aumentam 30% em menos de um ano, algo tem que quebrar. Os preços das casas poderão cair e as transações cairão substancialmente mas desculpe desapontar aqueles de vocês que estão torcendo para que uma nova crise aconteça… Isso não irá acontecer!!!

Pense nisto… Temos duas coisas hoje que nunca se deparou anteriormente!!!…

A primeira coisa é o aumento de cada vez mais o número de compradores e investidores estrangeiros, nomeadamente Norte Americanos, que irão procurar Portugal para investir ou viver!!!… Quase todos na totalidade não irão procurar financiamento bancário e aqueles que o decidirem fazer, por várias razões financeiras usando alavancagem do seu dinheiro, terão que ter no mínimo 30% de capital próprio!!!

A outra coisa que temos hoje é que as casas unifamiliares se tornaram uma classe de ativos para compradores institucionais e private equity. Uma queda nos preços pode ser vista como uma oportunidade de compra para eles, especialmente se os arrendamentos continuarem altos. Como fizeram em 2015, os compradores institucionais podem fornecer um porto seguro para a queda dos preços em 2023!!!

“Agora é a hora da inovação!!!”


Entre 2015 e 2021, o negócio de imobiliárias viveu os anos mais fortes e lucrativos da história, mas com taxas mais que o dobro de um ano atrás, o setor provavelmente sofrerá seu período mais difícil em décadas. Pequenas empresas imobiliárias sobreviverão e as grandes com enormes portfólios de serviços também conseguirão, mas todos no meio serão forçados a se fundir ou sair do negócio. Será um banho de sangue no mundo das imobiliárias.

Agentes e empresas que possuem seu espaço virtual se sairão bem. Aqueles que são conhecidos como os melhores em alguma coisa aumentarão sua participação de mercado em 2023 enquanto a concorrência diminui, e estarão prontos para fazer uma fortuna quando o mercado se recuperar.

Lembre-se, o sucesso é um fator de duas coisas… O que você sabe e quem você conhece!!!

Existem muitos fatores desconhecidos para prever quando o mercado se recuperará, mas tenho a certeza de que quanto mais acentuada e longa a queda, mais forte será a recuperação, portanto, planeje adequadamente e prossiga com cautela. Não importa o quão forte você pense que é, agora não é hora de flexibilizar… Fique light e corte todas as despesas não essenciais. O objetivo do jogo é sobreviver e viver para lutar outro dia!!

Dito isso, deixe-me deixá-lo com um pensamento positivo, embora contra-intuitivo. Se você está pensando em começar seu próprio negócio… Agora pode ser um momento perfeito!!!… A melhor época para iniciar uma empresa de imobiliária na história recente foi em 2015. As demissões e despedimentos em massa tornaram o talento disponível para novos desafios, e os cinco anos que geralmente leva para uma empresa crescer, posicionaram as novas de 2014, perfeitamente para surfarem a próxima onda sem o fardo do legado. Algumas das mesmas coisas estarão disponíveis em breve para as empresas certas.

Quando o mercado está forte, as pessoas estão muito ocupadas ganhando dinheiro para se concentrar na inovação, mas agora é a hora…

A INFINITE SOLUTIONS trabalhará duro em 2023 para garantir que OS NOSSOS CLIENTES e PARCEIROS DE NEGÓCIO DE SEMPRE, tenham o que precisam para não apenas sobreviver, mas prosperar nos próximos anos!!!

Mantenha-se conectado com seus colegas que pensam como você.

“Se você andar sozinho, você irá mais rápido… Se caminhar-mos juntos, iremos mais longe!!!”



Link para agendar chamada no nosso calendário através do Calendly





Cartão Digital








Honrado Membro do:




41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo