top of page

Como a tecnologia Blockchain liberará bilhões de euros em valor imobiliário???




Não me considero um especialista em tecnologia blockchain – pelo menos ainda não!!!…

Criptomoedas e NFT’s (tokens não fungíveis) usam a tecnologia blockchain. É isso que lhes dá valor. No entanto, muito poucas pessoas podem explicar o que são blockchains ou como eles funcionam.


Para aqueles de nós no setor imobiliário, acho que posso explicar de uma maneira bastante fácil de entender.


Como sabemos, sempre que um imóvel muda de titularidade ou fica onerado por um empréstimo hipotecário, uma escritura pública de compra e venda realizada num Cartório Notarial / Registro Predial ou documento particular realizado por um advogado(a) / solicitador(a), é registado no Conservatório do Registro Predial no concelho onde existe o imóvel. O Conservatório do Registro Predial mantém esses registros e eles são usados ​​para estabelecer e verificar a titularidade do imóvel. A confiança que o público tem nesse sistema é o que dá valor aos imóveis e por que os bancos podem emprestar contra esse imóvel com certeza. Agora, pense em um blockchain como um registrador predial – apenas para o mundo inteiro.


Então, por que eu disse que a tecnologia blockchain é o que dá às criptomoedas seus valores????Porque, ao contrário de moedas emitidas pelos governos, como o nosso euro do BCE, onde a Europa pode imprimir dinheiro a qualquer momento, a quantidade exata de qualquer criptomoeda disponível no mercado é verificável e documentada em uma blockchain e não pode ser manipulada.


“Quando os governos aumentam a oferta de dinheiro, o valor de sua moeda cai e a inflação sobe (é isso que está acontecendo agora)!!!“


O fato de haver uma quantidade finita e verificável de qualquer criptomoeda no mercado a torna mais atraente para os investidores e lhe dá mais valor. Hoje, alguns de nós sabemos que a tecnologia blockchain é usada para estabelecer a propriedade de todos os tipos de coisas, incluindo propriedade intelectual, como música, arte, poemas e filmes… O real estate está ao virar da esquina!!!


Ok, como isso se traduz em bilhões de euros de valor imobiliário inexplorado???…

Participo em vários webinars e seminários sobre o Blockchain, e a ideia é sempre baseada no fato de que imóveis, especialmente em países menos ricos, têm menos valor porque não há um sistema de registro confiável como temos aqui em Portugal e, por isso, a propriedade não é clara e confiável.


É também a razão pela qual é quase impossível obter empréstimos hipotecários na maioria desses países!!!…

No entanto, com a tecnologia blockchain, a ideia não é apenas viável, mas também inevitável…


Os sistemas econômicos são baseados na confiança. Quanto mais você entender a transparência e a confiabilidade da tecnologia blockchain, mais entenderá como ela atrairá mais capital de investimento para os mercados em todo o mundo do que nunca.


Sinto que aqui em Portugal, a tecnologia blockchain acabará por ultrapassar o sistema do Registro Predial arcaico e fragmentado, tornando a venda e a transferência de imóveis mais rápidas e menos caras.


Se você é um investidor, minha opinião sobre criptomoedas e NFT’s é seguir com cuidado!!!…Tenha isto em mente… Na virada do Século XX, no mundo havia mais de 2.000 empresas de automóveis. Todos sabiam que os carros eram o futuro, mas apenas três empresas sobreviveram (Ford, GM e Chrysler). A história se repetiu com o estouro das pontocom em 2000. O mesmo acontecerá com criptomoedas e NFT’s – algumas valerão muito, mas 99% delas acabarão indo para zero. Haverá milhares de aplicações para a tecnologia blockchain em imóveis comerciais, residenciais ou para férias.


A minha recomendação é que você ignore o hype em torno de criptomoedas e NFT’s e gaste o seu tempo estudando a tecnologia blockchain…

Isso o ajudará a adquirir uma compreensão de como isso revolucionará nossa economia, abrirá novos mercados e, confie em mim, ajudará você a tomar decisões inteligentes sobre como posicionar seus negócios no futuro e onde investir seu dinheiro nos próximos anos.


As oportunidades e soluçoes serão mesmo INFINITAS!!!


Link para agendar chamada no nosso calendário através do Calendly






Cartão Digital






António Barbosa - REALTOR®



Honrado Membro do:




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page