top of page

Não Podemos Culpar o Governo Pela Inflação




A inflação está afetar a todos nós. O preço de quase tudo aumentou mais rápido e mais forte do que em qualquer outro momento desde os anos 80. Poucas coisas podem obliterar uma economia moderna mais do que uma inflação descontrolada. O BCE está a tentar conter a inflação aumentando agressivamente as taxas de juros. O forte aumento nas taxas de juros, entre outras coisas, paralisou quase completamente o mercado imobiliário, pois a acessibilidade tornou muito mais difícil para a família típica comprar uma casa. É claro que os Portugueses não parecem mais ter a capacidade de enfrentar a crise; em vez disso, preferimos jogar o jogo da culpa. Os Portugueses culpam as políticas econômicas do governo de António Costa, e ainda mais com as recentes medidas “Mais Habitação”pela inflação, e apontam para os déficits recordes acumulados durante o governo dele.


Há uma série de fatores que causam a inflação. Questões da cadeia de distribuição internacional; escassez de matérias-primas e um mercado de trabalho apertado podem desempenhar um papel, mas os gastos do governo e um aumento acentuado em nosso suprimento de dinheiro são os principais culpados. Quando você aumenta a quantidade de dinheiro no sistema, o valor do Euro é diminuído . É matemática básica. A pandemia do COVID-19 causou mais perturbações em nossa economia do que qualquer coisa que vimos em mais de um século. Sei que há um milhão de discussões sobre se reagimos adequadamente à pandemia. Alguns acham que não fizemos o suficiente e outros acham que exageramos, mas o fato é que muitos Portugueses perderam a vida para o COVID-19 e, pelo que sabíamos na época, poderiam ter sido muito mais. Sinceramente, acho que a maioria dos políticos e líderes empresariais fizeram o melhor que puderam com as informações de que disponham Durante a pandemia, o desemprego chegou quase a 10% – o maior desde muito anos. O governo de António Costa, não querendo ver milhões de pessoas com fome e expulsas de suas casas, rapidamente implementou vários programas, incluindo empréstimos para pequenas empresas, moratórias nas execuções hipotecárias e de despejo, e eles literalmente deram dinheiro de graça para milhões de cidadãos!!!… Esses programas injetaram, não milhões, mas bilhões de euros no nosso sistema. Ele aprovou enormes projetos de leis de infraestruturas que acrescentou ainda mais dinheiro ao sistema para estimular uma economia que ainda estava sofrendo com o COVID-19.


Há poucas dúvidas de que a quantidade sem precedentes de estímulo econômico que implantamos entre 2020 e 2022 é a principal razão pela qual a inflação é o que é hoje, mas que escolha tínhamos???… Qual era a alternativa????… O governo deve ter considerado as possíveis consequências de tanto dinheiro novo no sistema, mas claramente acreditava que era melhor errar por excesso de cautela. Você pode argumentar que fizeram demais. No entanto, se tivessem feito muito pouco em vez de muito para manter a economia à tona, o sofrimento neste país poderia ter sido exponencialmente pior. Na verdade, não é exagero dizer que isso poderia ter feito a Grande Depressão parecer uma mera lombada.


Pela primeira vez em algum tempo, os especialistas estão falando sobre um pouso suave. A inflação subiu por vários meses consecutivos, e o BCE está começando a considerar uma mudança em suas políticas de taxas de juros. Não acho que estejamos fora de perigo ainda, mas as coisas definitivamente parecem melhores… Lembram-se das taxas de juro em 2012???… Tornou-se a maneira Portuguesa de apontar o dedo em vez de argumentar por soluções, mas desta vez vou ficar à margem. Se todos nós tivéssemos que pagar um preço econômico na forma de inflação mais alta para evitar que dezenas de milhões de pessoas, em sua maioria pobres, fossem jogadas na rua, estou bem com isso.


Portugal e o governo de António Costa fez o que tinha que fazer, e agora temos que olhar para o futuro com políticas de habitação sérias, para não perder a credibilidade perante os investidores estrangeiros de que Portugal tanto precisa!!!



Link para agendar chamada no nosso calendário através do Calendly






Cartão Digital






Honrado Membro do:



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page