top of page

Você já pensou em quanto a emoção pode custar-lhe na hora de comprar uma casa?


A primeira coisa que vou dizer sobre a emoção e a compra de um imóvel é que você não a pode evitar. O maior erro, portanto, é pensar que você pode tomar decisões sem emoção.


O fato é que nossa mente inconsciente - ou emocional nos dirige mais do que imaginamos. Alguns psicólogos estimam que 80% da nossa tomada de decisão é de fato inconsciente, o que significa que estamos sendo influenciados o tempo todo, mesmo sem saber.


Somos afetados por experiências positivas e negativas em nosso passado. Por exemplo, se seus pais perderam dinheiro em um negócio de propriedade quando você era jovem, você pode ser super cauteloso agora e nunca estar preparado para pagar o valor justo de mercado por uma propriedade.


Você pode pensar que não está sendo emocional aqui porque é capaz de se disciplinar para parar de licitar. Mas o que realmente está impulsionando você é o medo, que é, em si, uma emoção. Isso não vai custar nada em um mercado estável, mas quando os preços sobem, você fica para trás.


Por outro lado, se você nunca experimentou perdas e tudo o que testemunhou foram os preços dos imóveis em alta, você pode estar otimista demais e deixar de considerar adequadamente os riscos ao comprar. Esse é o tipo de comprador que paga a mais.


Reconhecer e respeitar o papel que a emoção desempenha é fundamental para tomar boas decisões de propriedade.


E não são apenas suas próprias emoções que você precisa estar ciente, mas também as de outros compradores. Em particular, uma compreensão do comportamento humano lhe dará uma visão das nuances do crescimento do capital. Veja, a emoção aumenta os preços.


Escassez = raro e em demanda


Típico = o que a maioria das pessoas deseja, não precisa ser raro


Estranho - apelo raro e limitado


Do ponto de vista do investidor, uma das características duradouras da propriedade como veículo de investimento é o seu componente de estilo de vida. O fato de vivermos em uma propriedade confere a ela muito mais significado do que um bem menos tangível.


Focar apenas em tijolos e argamassa, ou nos números, é ignorar os fatores extremamente variáveis ​​que afetam o desempenho - o comportamento humano - em outras palavras, nossas emoções.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page