top of page

Prever a “hora certa” para comprar ou vender uma casa… 5 Dicas!!!



Você não pode ver o futuro, mas pode tomar uma decisão informada...


Comprar ou vender uma casa na hora certa é mais difícil do que parece. As pessoas geralmente realizam essas ações devido a um evento de vida ou questões financeiras, e as previsões econômicas e imobiliárias tendem a ser considerações secundárias. No entanto, tanto compradores quanto vendedores costumam fazer a pergunta: "Quando é o melhor momento para comprar ou vender?"


Se você pode se dar ao luxo de escolher ao entrar no mercado imobiliário, aqui estão alguns pontos a serem considerados na hora de comprar ou vender uma casa.


Cada mercado é diferente…

Não há mais um mercado imobiliário nacional ou previsão como há 20 anos. E só porque os meios de comunicação nacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, contam histórias de mercados imobiliários em alta, com várias ofertas e preços em rápido aumento, não significa que isso esteja acontecendo na sua área de residência.


Na verdade, a atividade imobiliária pode variar muito dentro de um mesmo Concelho. Uma freguesia pode ver atividade recorde, enquanto outra 10 quilômetros de distância tem um excesso de inventário.


Se você deseja comprar ou vender, vá mais fundo, dê uma olhada e obtenha o máximo de informações locais possível. Reúna-se com um bom REALTOR® local com antecedência e frequentemente para se manter informado sobre as mudanças no mercado.


As taxas de juros flutuam…

A maioria das pessoas precisam de uma hipoteca para comprar uma casa, e as taxas de juros de longo prazo são um fator importante. Por muitos anos, vivemos com taxas de hipoteca historicamente baixas. Mas, embora possamos estar vivendo em uma época de taxas de 1% ou 2% hoje, lembre-se que nas décadas de 1980 e 1990, as taxas eram de 12% ou mais.


Não é incomum que os compradores saiam do campo e entrem no mercado imobiliário quando ouvem notícias do Banco Central Europeu aumentando ou diminuindo as taxas de juros. É muito provável que, quando as taxas começarem a subir novamente (e isso acontecerá), os compradores em potencial se transformarão em clientes ativos.


Mudança de estação…

Tradicionalmente, a primavera tem sido a grande temporada de vendas de imóveis. As flores desabrocham, a grama é verde, os lagos estão abertos e as casas aparecem com a melhor luminosidade possível. Os pais com filhos em idade escolar também queriam comprar na primavera ou no verão, para que as crianças pudessem começar uma nova escola no outono.


Embora a primavera ainda seja uma época de vendas forte, os compradores procuram online e pesquisam em seus telefones todos os dias, não importa a estação, e as transações acontecem desde o dia de ano novo até a véspera de Natal.


Se você tem uma casa para vender e não está com pressa, considere fazê-lo em uma época tradicionalmente "fora". Haverá menos casas à venda, o que significa menos concorrência.


Não tente cronometrar o mercado com base em suposições antiquadas sobre as estações. É mais importante que você mostre sua casa nas melhores condições possíveis e escolha o preço certo. Se tiver o preço certo e mostrar bem, venderá a qualquer momento.


O dinheiro não é tudo…

Se a compra de um imóvel fosse puramente financeira, veríamos todos os arrendatários com economias e um emprego sólido entrando no mercado. Mas existem considerações práticas e emocionais.


Eu trabalho com vendedores e compradores à anos. Eles sempre foram qualificados para comprar, mas às vezes nunca tomaram o primeiro passo... Porquê????... Porque não faz sentido dar uma entrada de 10 ou 20% e assumir uma hipoteca se o seu trabalho com uma hora de deslocamento não for estável, seu casamento está em ruínas ou seus pais idosos moram noutra Região do país.


Alugar e manter o status quo é totalmente aceitável se houver alguma incerteza em seu futuro. Embora esses compradores tenham liberdade para visitar casas e aprender sobre o mercado, eles podem não fazer nada.


Desde a crise financeira, muitos compradores hesitam em voltar ao mercado imobiliário. E por um bom motivo: alguns desses compradores provavelmente nunca foram qualificados para entrar no mercado. Mas em muitas partes do país, vimos um retorno. Alguns mercados são melhores do que outros.


Se você acha que comprar uma casa está no seu futuro, faça uma pesquisa. Não tenha pressa e comece a sentir o mercado. Apenas saiba que ninguém pode prever quando a casa certa aparecerá, e você não pode controlar um mercado imobiliário.


Link para agendar chamada no nosso calendário através do Calendly






Cartão Digital




António Barbosa - REALTOR®




Honrado Membro do:



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page